O Centro Social Paroquial de Seixo de Mira (CSPSM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada na Freguesia de Seixo de Mira, Concelho de Mira, Distrito de Coimbra.

A 7 de Novembro de 1982 a instituição é reconhecida com o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública pelo Ministério da Segurança Social, Dec-Lei 519-G 2/79 de 29 de Dezembro.

Tendo como primeira sede a Residência Paroquial da Freguesia do Seixo, em Abril de 1988 iniciaram-se os Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) a 10 utentes.

Nesta mesma residência, a 1 de Abril de 1989 regista-se o início da valência Centro de Dia, com 30 utentes.

O CSPSM permaneceu em funcionamento nesta residência paroquial até 24 de Junho de 1996, perfazendo 8 anos até à sua mudança para as novas instalações, na Rua dos Moliceiros.

A inauguração oficial do novo edifício do CSP do Seixo ocorreu a 28 de Setembro de 1996.

Treze anos mais tarde, em 17 de Outubro de 2009, foram inauguradas as novas instalações da valência de Lar, que iniciou serviços em 15 de Janeiro de 2010, dando resposta em residência para 31 utentes.

Atualmente o CSP do Seixo tem uma área envolvente de aproximadamente 3 hectares, com uma frente de 114 m por 150m de fundo, cujo terreno foi cedido na integra pela Câmara Municipal de Mira. As três valências de que dispõe são: Lar com 30 clientes, Centro de Dia (CD) com 26 clientes e Serviço Apoio Domiciliário (SAD) com 30 clientes.

O objetivo principal desta instituição tem como princípio base apoiar idosos com mais de 65 anos, no que concerne aos seus cuidados básicos, empenhar-se na qualidade de vida e na conjugação de novos objetivos de vida.

Praticamente 5 anos passados desde a abertura da valência de Lar, verificou-se um crescimento acentuado na valência de Apoio Domiciliário, com o alargamento do horário da prestação do serviço, assim como também a inclusão destes utentes em atividades da instituição, por exemplo, atividades e animação, passeios, etc… Alem disso, iniciou-se um contrato com um fisioterapeuta já em serviço na valência de Lar, mas a instituição prevê iniciar estes serviços de fisioterapia também junto dos utentes mais necessitados da valência de SAD.

Atualmente somos uma instituição com uma equipa muito diversificada: técnica de serviço social, animadoras, enfermeiras, médico, fisioterapeuta, nutricionista, administrativa, auxiliares de serviços gerais, ajudantes de ação direta, cozinheiras, ajudantes de cozinha e pessoal de Serviços Gerais, que prestam cuidados diversificados aos nossos utentes de lar, centro de dia e apoio domiciliário  ao nível dos cuidados básicos pessoais, alimentação, higiene do espaço e tratamento de roupas (incluindo no domicílio), fisioterapia, cuidados de enfermagem, animação, nutrição, etc…

Com 32 anos de existência, o CSPSM tem crescido pela determinação dos elementos da direção, equipa técnica e gentes do Seixo, com o apoio das entidades políticas locais e com o recurso a medidas e programas do Fundo Social Europeu. Pretende no futuro continuar a dar resposta qualificada e de qualidade, nas três valências supracitadas e concretizar o projeto de ampliação com vista a integrar Serviços de reabilitação à comunidade local e concelhia, que se apresenta bastante envelhecida e não encontra resposta pública para as áreas de fisioterapia e de manutenção da autonomia. Pelos seus quase 20 anos, o edifício do Centro de Dia necessita de obras de manutenção e requalificação e, além disso, a crescente exigência de propostas diversas na área de animação e o aumento de serviços na valência de SAD leva-nos à necessidade de renovar o parque automóvel (carrinhas de apoio aos serviços e transporte de idosos).