ERPI ( Estrutura Residencial para Idosos )
Auxiliar de forma desinteressada e movida pela convicção da justiça e igualdade.
Auxiliar de forma desinteressada e movida pela convicção da justiça e igualdade.
Ir ao encontro do cliente considerando todas as suas dimensões, respeitando a individualidade e o seu Projeto de Vida.
Ir ao encontro do cliente considerando todas as suas dimensões, respeitando a individualidade e o seu Projeto de Vida.
Criar um ambiente acolhedor e de confiança.
Criar um ambiente acolhedor e de confiança.
Valorizar o trabalho em equipa, a interajuda, privilegiando o bom ambiente, o respeito e a união.
Valorizar o trabalho em equipa, a interajuda, privilegiando o bom ambiente, o respeito e a união.
Promover a igualdade de oportunidades e não discriminação.
Promover a igualdade de oportunidades e não discriminação.
Atuar de forma responsável e transparente com todas as partes interessadas.
Atuar de forma responsável e transparente com todas as partes interessadas.
SERVIÇOS
A ERPI assegura a prestação dos seguintes cuidados e serviços:
Serviços Prestados:
- Alojamento ;
- Alimentação adequada às necessidades dos utentes, respeitando as prescrições médicas e nutricionais;
- Cuidados de higiene pessoal e imagem;
- Tratamento de roupa;
- Conforto dos espaços;
- Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais que contribuam, para um clima de relacionamento saudável entre os utentes e para a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
- Apoio no desempenho das atividades de vida diária;
- Cuidados de enfermagem e médicos;
- Serviços de Ficioterapia;
- Apoio psocossocial;
- Acompanhamento a cuidados de saúde especializados
ATIVIDADES
Na ERPI realizam-se regularmente as seguintes atividades:
Atividades religiosas
Caminhadas
Cuidados de Imagem
Dinâmicas de grupo
Espaço saúde
Estimulação cognitiva
Ginástica de manutenção
Leitura
Manualidades
Passeios
INSCRIÇÕES
Para efeito de admissão, o idoso (ou seu representante legal) deverá preencher e assinar a ficha de identificação, assim como entregar a documentação abaixo indicada.
Documentos a entregar:
1. BI ou Cartão do Cidadão do cliente e do representante legal, quando necessário;
2. Cartão de Contribuinte do cliente e do representante legal, quando necessário;
3. Cartão de Beneficiário da Segurança Social do cliente e do representante legal, quando necessário;
4. Cartão de Cliente do Serviço Nacional de Saúde ou de Subsistema a que o cliente pertença;
5. Relatório médico comprovativo da situação clínica do cliente (e comprovativo da inexistência de doença infecto-contagiosa em fase ativa) e indicação de dieta especifica, caso seja esse o caso;
6. Comprovativos dos rendimentos do cliente (recibo da reforma ou prova de vida);
7. Declaração da farmácia que ateste despesas com saúde;
8. Recibo da renda ou prestação da casa;
9. Cópia de declaração de IRS e respetivo comprovativo de liquidação;
10. Declaração assinada pelo cliente ou seu representante legal em como autoriza a informatização dos dados pessoais para efeitos de elaboração do processo individual.